Firmeza de Colchões 
[ Guia Completo ]

Tudo que você precisa saber sobre firmeza
de colchões. O que é, como descobrir o nível
de firmeza ideal para você, e porque isso é
importante na hora de escolher seu colchão.

Escrito por Laura Ferreira
Atualizado: 18 de Outubro, 2022

testando o nivel de firmeza do colchão

O Que é Firmeza de Colchão?

A firmeza ou conforto de um colchão significa basicamente a sensação que você tem ao deitar no colchão. Você se sente “afundando”? Sente o colchão duro? Sente que se balança muito quando você se mexe?

Através do que você sente ao deitar no colchão, será possível determinar se ele é extra macio, macio, médio, firme ou extra firme.

Lembrando que estes tipos de firmeza são interpretados de diferentes formas de pessoa para pessoa. Uma pessoa mais pesada por exemplo, pode sentir um colchão extra macio, enquanto que uma pessoa com peso mais leve poderia determinar a firmeza do mesmo colchão como macio ou médio.

Por isso, para determinar seu tipo de conforto ideal, é necessário levar em consideração principalmente seu peso e a posição que você dorme, pois são fatores que variam de pessoa para pessoa.

Porque isso é importante?

Antes de comprar seu colchão, é importante saber qual nível ou tipo de firmeza é o mais indicado para você, para evitar futuros problemas como dores nas costas e/ou pescoço, afundamento do colchão, desconforto na hora de dormir, entre outros.

Por exemplo, se você comprar um colchão com uma firmeza que é indicada para pessoas mais leves e você for um pouco mais pesado, é provável que o colchão não aguente seu peso e, com o tempo, causará o afundamento do colchão.

Além de possível afundamento, se o colchão for macio demais para você, de acordo com seu peso e posição de dormir, isso poderá causar desconfortos na hora de dormir e inclusive dores nas costas.

Firmeza é o mesmo que suporte?

Não. Embora firmeza e suporte estejam intimamente relacionados, eles não são a mesma coisa.

Firmeza refere-se a quão macio ou duro você sente o colchão ao se deitar, enquanto suporte/apoio refere-se a se o colchão promove o alinhamento adequado da coluna vertebral.

O sistema de conforto é o principal responsável pela firmeza, como por exemplo, a camada superior de conforto, e o núcleo do colchão que determina o suporte.

Quais São os Níveis de Conforto/Firmeza?

Existem basicamente 5 níveis ou tipos de firmeza nos colchões: extra macio, macio, médio/intermediário, firme e extra firme. Pode ser que você encontre algum colchão que apresente outro nível, mas a maioria usa estes 5.

escala de firmeza de colchoesAgora vamos ver com um pouco mais de detalhe as principais características e diferenças entre eles, e para quem são mais indicados cada tipo de firmeza:

Extra Macio a Macio

Normalmente se utiliza materiais de amortecimento como coberturas acolchoadas ou grossas camadas de viscoelástico, também conhecidas como camadas de “conforto”.

Estes colchões de firmeza extra macio a macio são caracterizados por sensações de afundamento profundo, contorno do corpo e alívio de pressão.

Agora vamos entender rapidamente como este tipo de firmeza se relaciona com as seguintes variantes:

Suporte: os colchões mais macios são mais indicados para pessoas que pesam menos de 60kg. Entretanto, pessoas mais pesadas e/ou pessoas que não dormem de lado podem afundar demais, colocando em risco seu alinhamento espinhal.

Adaptabilidade: colchões macios se adaptam bem ao corpo, o que pode ajudar a aliviar a pressão e proporcionar uma sensação de “abraço”.

Durabilidade: geralmente, colchões mais macios são construídos com materiais acolchoados e elásticos, que muitas vezes se deterioram mais rapidamente.

Cuidado com os colchões macios! Muitas vezes, as pessoas vêem a palavra “macio” e tendem a desejar esta característica. Porém, os colchões macios podem muitas vezes podem se tornar bastante desconfortáveis porque não oferecem suporte suficiente para muitas posições de sono.

Na verdade, os colchões macios, principalmente extra macios, estão entre alguns dos tipos de colchões mais devolvidos do mercado. Portanto, se você quiser ficar macio, certifique-se de que sua cama tenha um núcleo sólido de espuma de polietileno de alta densidade ou bobinas encaçapadas. Isto também aumentará a vida útil de seu colchão!

Médio

Este tipo de colchões, com firmeza média a média firme, são colchões que se adaptam à maioria das pessoas.

Estes colchões geralmente combinam camadas superiores de espuma macia com outras camadas mais resistentes de espuma de alta densidade. Isso estabelece um equilíbrio entre alívio de pressão e suporte, o que é interessante para uma ampla gama de pessoas.

Colchões de firmeza média podem ser ótimos para pessoas que dormem em diversas posições ou pessoas que dormem de barriga para cima.

Suporte: os colchões de firmeza média oferecem um suporte moderado com menos afundamento do que as opções mais macias. Pessoas que pesam entre 60 e 100kg geralmente se beneficiam de um bom equilíbrio de contorno e suporte.

Adaptabilidade: os colchões nesta faixa de firmeza geralmente têm sistemas de conforto moderados que “acomodam” o corpo para aliviar a pressão.

Durabilidade: estes colchões normalmente utilizam materiais mais resistentes, que suportam melhor o afundamento ou a deterioração prematura. Como resultado, os colchões de média firmeza tendem a durar mais do que os modelos mais macios.

Firme a Extra Firme

Já os colchões firmes a extra firmes proporcionam um nivelamento relativamente uniforme e uma sensação de estabilidade.

Normalmente não usam materiais muito acolchoados, como os colchões macios e de firmeza média. Apresentam uma fina camada de espuma macia sobre espuma de polietileno de alta densidade ou molas.

Em um colchão firme, cada parte do seu corpo deve ser erguida uniformemente em cima da cama, porém com um leve “afundamento”, apenas o suficiente para que o colchão ceda ao peso do seu corpo.

Suporte: os colchões firmes a extra firmes tendem a oferecer um ótimo suporte para pessoas que pesam mais de 100kg. Também são recomendados para pessoas que dormem de barriga para baixo e pessoas que sofrem de dores lombares, já que causam um bom alinhamento da coluna vertebral.

Adaptabilidade: colchões desta firmeza geralmente apresentam camadas de conforto mais finas que não contornam o corpo muito bem, como os colchões mais macios. Pessoas que dormem de lado e, principalmente, pessoas que pesam menos de 100kg, podem sofrer um acúmulo de pressão ao redor de seus quadris e ombros.

Durabilidade: colchões nesta faixa de firmeza geralmente usam materiais altamente duráveis, que muitas vezes permitem que estes colchões durem mais do que as opções mais macias.

Importante mencionar que, assim como colchões extra macios, os colchões extra firmes são raramente recomendados. Já que podem ser duros demais, não permitindo alívio de pressão e podendo causar dores lombares.

Qual Firmeza de Colchão é a Melhor?

Não existe uma firmeza que seja a “melhor”, porque a firmeza ideal para você dependerá basicamente de 3 fatores:

  • a posição que você dorme
  • seu peso ou do seu parceiro(a)
  • suas preferências pessoais

Ou seja, a firmeza vai variar de acordo com os dados e preferências de cada pessoa.

Abaixo te ensinamos a descobrir qual é o tipo de firmeza mais recomendado para você, baseado nas suas próprias preferências e necessidades!

Qual Tipo de Firmeza é Melhor para Mim?

Agora que você já conhece a importância da firmeza de um colchão, quais são os principais níveis de firmeza que existem, vamos descobrir como escolher a firmeza de colchão ideal para você!

Para descobrir seu nível de firmeza, precisamos considerar estes 2 fatores principais: a posição que você dorme e seu peso (ou o peso da pessoa mais pesada, se você divide a cama com um parceiro).

1. Qual é sua posição favorita?

Dependendo da posição que você dorme sempre ou na maioria das vezes, podemos determinar qual nível de firmeza é o mais recomendado para você.

Abaixo explicaremos com mais detalhes qual nível de firmeza é mais indicado para cada tipo de posição:

De lado

Pessoas que dormem de lado precisam de um colchão macio que proporcione um “afundamento” no colchão dos principais pontos de pressão (ombros, quadris e lombares inferiores), causando alívio nestes pontos.

O tipo de colchão mais recomendado para pessoas que dormem de lado são os colchões de viscoelástico, porque proporcionam um contorno profundo do corpo, afundamento de acordo com o peso e grande alívio de pressão.

De barriga para cima

Se o colchão for firme demais, pessoas que dormem de barriga para cima podem sofrer tensões desnecessárias e uma pontada na parte inferior das costas.

Já se for macio demais, os quadris podem ficar desalinhados com os ombros. Por isso, geralmente recomendamos que estas pessoas escolham um colchão de firmeza média.

De barriga para baixo

Para evitar um arqueamento desconfortável na parte inferior das costas, pessoas que dormem nesta posição precisam garantir que seus quadris estejam nivelados com seus ombros, estabelecendo um alinhamento neutro da coluna vertebral.

Isto é especialmente importante para evitar dores nas costas. Por este motivo, recomendamos que pessoas que dormem de barriga para baixo escolham um colchão firme.

Mas além de um bom suporte, também se necessita conforto. Por isso, o ideal é encontrar um colchão que tenha camadas interiores super resistentes, com camadas superiores macias.

Um dos tipos de colchões mais indicados para pessoas que dormem de barriga para baixo são colchões de molas ensacadas.

Diversas posições

Pessoas que normalmente se mexem muito durante a noite e trocam entre diferentes posições, podem ter dificuldade para escolher seu nível de firmeza ideal, já que suas necessidades mudam com cada posição.

Por isso, os níveis moderados de firmeza tendem a ser os melhores, e a maioria das pessoas que usam diferentes posições para dormir se sentem muito bem com colchões de firmeza média.

Tabela de Firmeza por Posição de Dormir:

Criamos esta tabela, para que você possa ver de forma mais resumida e visual os tipos de firmeza e colchões mais indicados em relação às posições de dormir.

Posição de Dormir Firmeza Recomendada Colchões recomendados*
de lado
macio a médio (dependendo do seu peso)
viscoelastico
de barriga para cima
médio a médio firme (dependendo do seu peso)
molas - espuma
de barriga para baixo
médio firme a firme (dependendo do seu peso)
molas ensacadas

* Os tipos em destaque são apenas os tipos de colchões que são mais recomendados de acordo com a posição de dormir e firmeza. Mas você pode usar qualquer outro tipo de colchão, desde que escolha a firmeza correta. Já que cada tipo de colchão apresenta diferentes níveis de firmeza.

2. Quanto você pesa?

Assim como a posição que você dorme, seu peso também influenciará no nível de firmeza que você precisa, porque cada pessoa aplicará uma determinada pressão na superfície do colchão baseado em seu peso.

Portanto, um mesmo colchão poderá ser sentido como mais macio para uma pessoa mais pesada, e mais firme para uma pessoa mais leve.

Como regra geral, pessoas mais leves ( < 59kg ) normalmente precisam de um colchão mais macio, enquanto que pessoas que pesam mais, necessitarão um colchão mais firme.

Tabela de Firmeza por Peso

Abaixo podemos ver, de forma resumida, quais níveis ou tipos de firmeza são mais indicados de acordo com seu peso:

Peso (kg) Preferências de Firmeza Firmeza Recomendada
até 59kg
pessoas nesta categoria geralmente preferem colchoes mais macios
macio a médio
60 a 100kg
pessoas desta categoria normalmente preferem uma superfície suavemente flexível com um suporte um pouco mais firme.
médio a médio firme
mais de 100kg
pessoas nesta categoria normalmente preferem superfícies mais firmes
firme a extra firme

3. Tabela de Firmeza: Posição & Peso

Confira na tabela abaixo o resumo das 2 tabelas mostradas anteriormente, onde você pode conferir os níveis de firmeza mais indicados de acordo com o peso + posição de dormir:

Posição de Dormir Firmeza Recomendada ( < 59kg ) Firmeza Recomendada ( 60-100kg ) Firmeza Recomendada ( > 100kg )
de lado
macio a macio medio
macio médio a médio
médio firme a firme
de barriga para cima
macio médio a médio
médio a firme
firme
de barriga para baixo
médio a médio firme
médio a firme
firme a extra firme
posições mistas
médio
médio a médio firme
firme

* Os níveis de firmeza recomendados acima são recomendados baseando-se em peso e na posição de dormir, porém pode variar, pois também temos que levar em consideração as preferências individuais de cada um, já que algumas pessoas naturalmente gostarão mais de colchão um pouco mais macios ou mais firmes.

O que é Melhor? Um Colchão mais Macio ou Firme?

Não se pode dizer qual é melhor, porque um não é melhor que o outro. Para saber qual será melhor para você, é necessário levar em conta suas necessidades e preferências.

  1. Verifique na tabela anterior (tabela de firmeza: posição e peso) qual nível de firmeza é o mais indicado para você, de acordo com seu peso e posição de dormir
  2. Leve em consideração suas preferências pessoais.. Você gosta de uma superfície mais macia, com um maior “afundamento” ou uma superfície com maior suporte e estabilidade?

Após estes 2 passos, você já será capaz de decidir qual firmeza será melhor para você!

[helpful]
Rolar para cima